top of page

Robôs & Eleição


Com a proximidade das eleições, estão descobrindo que há pré-candidatos cuja maioria dos seguidores nas redes sociais são robôs. Há um caso em particular que esse número chega a 63%.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: são os robôs e seus softwares de inteligência artificial que estão evoluindo a passos largos? Ou somos nós humanos que temos interagido na rede como robôs?

Estaríamos nos robotizando? E seria apenas na rede?

Não se trata de ofensa a uma pessoa ou a um grupo de pessoas em particular. Mas uma indagação para mim mesmo. Em que sentido temos perdido a chance de construir uma rede mais humana, menos binária? Mais propositiva do que simplesmente problematizadora?

Eu sei que há situações tão complexas na atualidade que a tentação a que deixamos nos seduzir eventualmente é a robotização. Há momentos que a matematização da vida é uma saída aparentemente mais segura.

Mas será mesmo?

__________

(*) Ricardo Lengruber é professor. Doutor pela PUC Rio, tem livros e artigos publicados nas áreas de Educação, Religião e Políticas Públicas. Foi Secretário de Educação em Nova Friburgo, presidente da ABIB e é membro da Academia Friburguense de Letras. Visite www.ricardolengruber.com

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page