Metanoia x Paranoia


Uma das ideias mais revolucionárias da religião é ‘conversão’. Tem a ver com a mudança de direção na caminhada. Em geral, uma reviravolta que dá outro encaminhamento à vida. É uma exigência da própria existência: manter-se em permanente transformação.

Em grego, a língua do Segundo Testamento, essa ideia é descrita com a palavra ‘metanoia’. Fazer um giro. Realizar uma mudança. Ir além do pensamento atual.

Esse movimento, contudo, tem a ver com descoberta. Com a caminhada de quem deseja se conhecer melhor e experimentar a vida a partir da lógica da superação permanente. Não é viver uma outra vida. Mas descobrir a sua própria forma de viver verdadeiramente.

Diferente disso, é o caminho doentio de quem busca a qualquer preço uma vida paralela, uma experiência artificial ou um alento escapista para as dores desse mundo de tantas contradições. Esse movimento de quem cria universos concomitantes e se perde nas inconsistências deles. Quem vive um permanente faz-de-conta.

As religiões são, ao mesmo tempo, coração de um mundo sem coração e ópio que inebria, induz e aliena.

Basicamente, é a diferença entre metanoia e paranoia.

__________

(*) Ricardo Lengruber é professor. Doutor pela PUC Rio, tem livros e artigos publicados nas áreas de Educação, Religião e Políticas Públicas. Foi Secretário de Educação em Nova Friburgo, presidente da ABIB e é membro da Academia Friburguense de Letras. Visite www.ricardolengruber.com

#religião #conversão #ricardolengruber #bíblia

89 visualizações

+55 22 9 9996 1119

SIGA NAS REDES SOCIAIS
  • Facebook - White Circle
  • Branco Ícone Google+
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White SoundCloud Icon
© 2017-2018 Ricardo Lengruber - Rio de Janeiro - Brasil
SITE SEGURO