Culturalismo x Patrimonialismo


Boa parte da mentalidade brasileira a respeito de si mesma é forjada com base na ideia do culturalismo e do patrimonialismo.

Compreende-se a sociedade brasileira como sendo formada por culturas atrasadas e como sendo herdeira de um estado português profundamente burocrático e corrupto (daí nossa insistência na tese da política brasileira como sinônimo de corrupção).

Ideário semelhante, embora às avessas, é cultivado nos EUA. Raça superior e política ilibada.

Nem uma nem outra tese se sustentam. O racismo e o complexo de vira-lata são lentes através das quis se enxerga uma sociedade. E, no nosso caso, infelizmente, muito incentivada por setores importantes da academia.

Essas ideias são meias verdades. É claro que as culturas têm suas peculiaridades e é óbvio que corrupção é fenômeno político inevitável (fenômeno humano, na verdade). Mas o que nos torna a sociedade que somos tem mais a ver com a absurda e abissal desigualdade social e econômica em que vivemos mergulhados desde sempre do que com traços das culturas que nos forjaram.

A concentração imoral de renda e riqueza nas mãos de uma pequena minoria (cada vez menor e cada vez mais aquinhoada) é o que gera as mazelas desse país.

E toda vez que esse sistema de concentração é minimamente ameaçado surgem como que automaticamente os discursos sobre corrupção desenfreada e cultura inferior. O sistema é regulado para autopreservação.

A questão, todavia, é tão grave por aqui que mesmo o lado mais frágil (e maior) dessa equação é, não raro, porta-voz das minorias (e seus privilégios). O sistema é tão inteligente internamente que seus arautos são suas próprias vítimas.

__________

(*) Ricardo Lengruber é professor. Doutor pela PUC Rio, tem livros e artigos publicados nas áreas de Educação, Religião e Políticas Públicas. Foi Secretário de Educação em Nova Friburgo, presidente da ABIB e é membro da Academia Friburguense de Letras. Visite www.ricardolengruber.com

#política #sociedade #ricardolengruber #discurso #renda #mazelas #minorias

12 visualizações

+55 22 9 9996 1119

SIGA NAS REDES SOCIAIS
  • Facebook - White Circle
  • Branco Ícone Google+
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White SoundCloud Icon
© 2017-2018 Ricardo Lengruber - Rio de Janeiro - Brasil
SITE SEGURO