top of page

Sobre minha fé


Desde muito cedo, vi na Teologia uma das formas mais elaboradas de compreender a realidade. E fiz opções radicais por me dedicar às Ciências da Religião e a Teologia.

Até hoje, leio e estudo Teologia com prazer. Aliás, uma das poucas coisas na vida que realmente me arrebatam é a Teologia.

Fiz Seminário, fiz Pós, fiz Mestrado, fiz Doutorado e daqui a pouco seguirei para o Pós Doc, mas ainda me sinto sempre um aprendiz diante da largueza e da profundidade da Teologia. Por vezes, tenho a sensação de ainda engatinhar nesse universo.

Alguns dos importantes nomes que conheço em diversas áreas do saber (filosofia, política, educação, artes, ciências sociais etc) passearam pelo Teologia. Conheci gente inteligente e criativa por causa da Teologia.

A Teologia veio atrelada a Igreja. Sou ordenado pastor na Igreja Metodista; e, nela, tive a chance por mais de 10 anos de servir em comunidades na região metropolitana da capital e no interior do estado. Fiz amigos e amigas por onde passei. Carrego comigo a saudade da convivência com gente que tenta dia a dia viver a simplicidade da fé.

E tive a chance de conhecer pastores e pastoras abnegados que vivem o pastorado como serviço. Se assistir determinados pastores e padres de TV dão asco (por sua insensibilidade, incitação ao ódio, enriquecimento e charlatanismo), por outro lado, é gratificante ver que há gente séria trabalhando pela qualidade de vida dos mais pobres.

Hoje atuo na educação teológica e secular. Aliás, sempre o fiz (desde muito cedo). Descobri na sala de aula meu ministério pastoral. E sigo acreditando que um mundo novo é possível. Basta não querermos dar uma de "salvadores da pátria", ou, pior, ficarmos elegendo a cada esquina um "bode expiatório".

Duas palavras do velho John Wesley ainda me inspiram (pra dentro e pra fora):

"O mundo é minha paróquia."

"O melhor de tudo é que Deus está conosco."

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page