top of page

O TROCO DOS VEREADORES


Lembro-me quando, criança, pedia um dinheirinho a minha mãe pra comprar uma bala. A nota vinha seguida de uma recomendação: devolver o troco.

No fundo, o troco, menos importante, era o registro de quanto havia gastado na bala. Quanto mais troco melhor.

A câmara dos vereadores de Friburgo tem feito alarde e muita propaganda anualmente sobre a devolução de dinheiro para os cofres do município. Em 2015, dos 11 milhões recebidos, a câmara devolverá 1 milhão. Um pouco menos de 10%.

Se a gente pensar que a secretaria de educação geriu um orçamento de pouco mais de 100 milhões para aproximadamente 20 mil alunos, a conclusão é que para cada aluno foram dedicados cerca de 417 reais mensais.

E se pensar que são 21 vereadores, nossos estimados "parlamentares" custaram, com base nos 10 milhões (já deduzido o troco), 39.600 reais por mês, cada um.

Isso sem dizer que, dos 100 milhões da educação, a maior parte é oriunda de repasses federais, cabendo ao tesouro municipal uma parte bem menor.

Eu sei que vão dizer que o vereador não ganha de salário tudo isso. Mas a máquina custa os dez milhões. E a máquina existe pra que haja o exercício dos 21 vereadores.

Enfim, nossos vereadores custam, cada um, o equivalente a 95 alunos. E se o número de vereadores diminuir a conta só aumenta.

Isso explica muita coisa.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page