Essas eleições contarão com um ingrediente novo: a regulação do uso das redes sociais.
Há 110 milhões de usuários ativos aqui no FB, por exemplo; e todos com mais de 18 anos. Os candidatos poderão patrocinar seus posts.
Partindo do princípio que, para uma mesma quantidade de dinheiro investido, a rede entregue as publicações igualmente para todos os usuários possíveis, as perguntas que surgem são as seguintes: para quem serão entregues? Que critérios escolherão que sejam esses perfis em detrimento de outros?
Em outras palavras: estaremos nas mãos de um algoritmo cuja inteligência (artificial?) não se sabe exatamente que critérios usa e que preferências assume.
Por isso, baseado no fato de que penso que pouca gente acredita de verdade no que se lê e no que se vê por aqui, é que considero que hoje mais do que nunca fará a diferença o testemunho pessoal e o depoimento sobre os candidatos.
Prece paradoxal, mas a campanha será vencida na rua. Fora das redes artificiais.
__________
(*) Ricardo Lengruber é professor. Doutor pela PUC Rio, tem livros e artigos publicados nas áreas de Educação, Religião e Políticas Públicas. Foi Secretário de Educação em Nova Friburgo, presidente da ABIB e é membro da Academia Friburguense de Letras. Visite www.ricardolengruber.com
Comments