Publicações

Livros

NO PRELO - O Jardineiro: uma história de Páscoa

​Releitura sobre a história da ressurreição de Jesus. - LANÇAMENTO EM 2019

IMMANUEL - Reflexões Teológicas sobre o Natal (2018)

O presente livro é uma declaração sobre um dos temas mais visitados na teologia cristã. Na verdade, mais do que uma declaração, é uma profusão de reflexões sobre as muitas portas e janelas que há para dialogar com o tema da encarnação. O livro é uma grande reunião de ponderações teológicas e exegéticas e, ao mesmo tempo, declarações de fé e de dúvida sobre o Natal.

​Bíblia, Teologia e Espiritualidade (2018)

Nesse pequeno espaço, há reflexões sobre religião, espiritualidade e escritura. O que as une é o ‘olhar teológico’. Essa ‘rede’ através da qual captamos a realidade e a ela outorgamos sentido. 

Nova Friburgo: outros 200 (2018)

Artigos de diversos profissionais – das mais diferentes áreas e tendências – que se disponibilizaram a refletir e propor sobre Nova Friburgo. A celebração do bicentenário – em 2018 – pode ser um momento de reorientação da cidade, para além das efemérides oficiais e das tradições (nem sempre condizentes com à realidade histórica). Temos nas mãos a chance de nos redescobrirmos. E, quem sabe, nos reinventarmos também.

O Dia em que Deus nos Visitou (2018)

Maria estava aflita. Sabia que o tempo estava próximo. O calor que sentia indicava que seu corpo queria descanso. A barriga baixa não deixava mais dúvidas que a criança já se anunciava. Segurou firme nos braços de José. Seu olhar denunciava: precisavam de um canto sossegado e mãos experientes para ajudar a ter uma boa hora.

O Pai Amoroso (2018)

Uma história de coragem, amargura e amor. Releitura sobre Lc 15 - A parábola do Filho Pródigo. 

Reflexões sobre o Natal, sob a perspectiva da Encarnação como a presença de Deus na história concreta da humanidade.

Ética, Educação e Direitos Humanos (2017)

O presente livro é uma reflexão que relaciona Ética, Educação e Direitos Humanos. Meditações sobre o cotidiano dentro e fora das escolas e sobre o “olhar ético” a respeito da vida. 

Profissão: Professor (2017)

Reflexões sobre a lida docente, a sala de aula e o universo professoral com seus encantos, limites e desafios.

Jardinagens Teológicas (2011)

JARDINAGENS TEOLÓGICAS. O COTIDIANO RELIGIOSO PELO OLHAR DE DOIS JOVENS TEÓLOGOS - Os jovens autores nos brindam com diálogos, cada qual em seu próprio terreno, sonhando o mesmo desejo de plantar jardins. Não há perguntas e respostas; provocações e reações. Há, na verdade, diálogo de almas. Conforme os autores, os jardins daqui, na medida em que nasceram e se realizaram dentro da terra, mais parecem, às vezes, florestas por onde se tem a impressão de estar perdido!

O Incesto nas Leis do Levítico (2010)

O INCESTO NAS LEIS DO LEVÍTICO - O tema que permeia o livro é relacionado à moralidade sexual e ao incesto, às relações familiares e à reconstrução do Israel pós-exílico. O autor trabalha sob condução histórico-social e histórico-traditiva, além de analisar comparativamente textos bíblicos e textos provenientes da antiga Mesopotâmia.

A Escola em que (Des)acredito (2009)

este é um livro de sonhos, não no sentido de despertar ilusões, mas de desenvolver utopias - o sonho possível. Este é um livro sobre as formas como o processo de educação se desenrola nas escolas. Quem escreve é professor mas não se propõe a contar experiências ou sugerir práticas. Num artigo após o outro, somos instigados a pensar, a refletir e, por que não dizer, a 'sonhar sonhos possíveis'. Como diz o escritor Rubem Alves, em seu prefácio, o autor nos oferece 'canapés' e, como o vidente do livro de Apocalipse sabia que os livros devem ser comidos', devemos comê-los, pois tudo o que é inteligente tem gosto bom'.

Até quando, Senhor? (1998)

As linhas que seguem são breves considerações interpretativas sobre o livro de Apocalipse. Não passam de anotações e devem ser lidas como tal. É provável que haja lacunas importantes a serem preenchidas e questões que necessitem de maior detalhamento. O manuscrito foi produzido com objetivo de integrar a coleção “Muito prazer, Bíblia!”, uma publicação da 1a Região Eclesiástica da Igreja Metodista para Estudos Bíblicos.

Forte como a morte (1997)

O livro do Cântico dos Cânticos é bastante diferente dos outros livros da Bíblia: trata do amor humano. Para os cristãos, sua ousadia em falar do corpo, do sexo , do erotismo, poderia ser considerado, de acordo com tradições morais, mais profano do que sagrado.

Please reload

Inscreva-se no canal do YouTube

+55 22 9 9996 1119

SIGA NAS REDES SOCIAIS
  • Facebook - White Circle
  • Branco Ícone Google+
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White SoundCloud Icon
© 2017-2018 Ricardo Lengruber - Rio de Janeiro - Brasil
SITE SEGURO